A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta quinta-feira (4), a apreensão de dois lotes de medicamentos falsificados encontrados no Brasil. As medidas atingem o Mounjaro, indicado para tratamento de diabetes tipo 2, e o Opdivo, utilizado em terapias contra o câncer.
Segundo a agência reguladora, o lote 082024 do Mounjaro foi considerado irregular após a fabricante Eli Lilly informar que não reconhece a produção daquele número de série. Da mesma forma, o lote ACS1603 do Opdivo foi identificado como falso pela Bristol-Myers Squibb, empresa responsável pelo remédio.
Com a constatação, a Anvisa proibiu a venda, distribuição e uso dos dois lotes. A orientação é para que nenhum paciente utilize os medicamentos, já que não há garantias sobre composição, qualidade ou eficácia dos produtos falsificados.
A agência reforçou que quem identificar a circulação dos lotes deve entrar em contato pelos canais oficiais de atendimento. O alerta busca evitar riscos à saúde de pacientes que dependem dos tratamentos originais.
Mín. 14° Máx. 28°