Como ponto estratégico, a base da USA funcionará na Base da Defesa Civil do município, no Ginásio Poliesportivo. O veículo já está pronto para operar e circulará pelas ruas da cidade a partir da tarde desta sexta-feira.
A ambulância foi adquirida pelo município por meio do consórcio Aliança, órgão gestor dos serviços do SAMU na cidade. A ambulância está equipada com desfibrilador, cardioversor, ventilador mecânico, monitor multiparâmetros, bolsas com dispositivos de ventilação, maleta de medicação, encubadora neonatal, bomba de infusão de precisão, kit parto, dispositivo e equipamentos de contenção em hemorragias e dispositivos de remoção. A USA do SAMU será fundamental para o atendimento de casos mais complexos, como vítimas de acidentes graves, crises cardíacas e outras emergências médicas que exigem cuidados intensivos.
Presente na cerimônia, o prefeito de Santa Luzia, Pastor Sérgio, falou sobre a importância da nova ambulância para a cidade. "Agradeço a participação de todos na elaboração e realização deste projeto. Hoje estamos ampliando os serviços com essa unidade, para que diminua os índices de mortalidade. A unidade vai ser de grande utilidade para atendimento à população do município", explicou.
A cerimônia contou com a presença de autoridades locais, vereadores e do deputado estadual Delegado Christiano Xavier. Além disso, foi possível prestigiar a apresentação das crianças do “Samuzinho” e uma homenagem especial à enfermeira Adriana Márcia, ex-coordenadora do SAMU de Santa Luzia, que prestou serviços ao município na área de Saúde por 21 anos. Na ocasião, houve a transição do cargo para o enfermeiro Anderson Pereira Estevam.
Com dois técnicos de enfermagem e um condutor, Santa Luzia iniciou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em 2006, com duas Unidades de Suporte Básico (USBs) estrategicamente sediadas nas regionais Sede e São Benedito, sendo o primeiro município a ser regulado pela Central de Regulação Médica de Belo Horizonte, MG.
Mín. 18° Máx. 29°