A partir de um convênio firmado entre a BHTrans e a Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção (SMSP), publicado neste sábado (9) no Diário Oficial do Município, a Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte passará a fiscalizar e aplicar multas relacionadas ao estacionamento rotativo na capital. O objetivo da medida é ampliar a democratização do espaço público e assegurar que mais pessoas tenham acesso às vagas disponíveis.
O acordo prevê o repasse de aproximadamente R$ 2,8 milhões da BHTrans à SMSP pelo período de 12 meses. Para cumprir a nova atribuição, 70 agentes da Guarda Civil Municipal atuarão diariamente em dois turnos, das 6h30 às 20h. Já nos fins de semana e feriados, serão 35 agentes em serviço, com fiscalização das 7h às 13h.
De acordo com a BHTrans, todos os guardas envolvidos passarão por um curso de formação específico, que os habilitará a fiscalizar, autuar e multar motoristas que não cumprirem as regras do estacionamento rotativo. A expectativa é que essa integração entre as duas instituições resulte em maior eficiência no controle do uso das vagas, beneficiando condutores e promovendo mais organização no trânsito da cidade.
Mín. 17° Máx. 28°