O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) iniciou nesta sexta-feira (1º/8) uma campanha pública pelo impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Em publicação nas redes sociais, o parlamentar divulgou uma petição já assinada por pelo menos 34 dos 81 senadores, reacendendo o debate sobre o papel e os limites da atuação do Judiciário.
O pedido, protocolado por Nikolas na quarta-feira (30/7), aponta supostos crimes de responsabilidade atribuídos a Moraes, incluindo censura, inquéritos ilegais, ativismo judicial e perseguições políticas. Ao comemorar o apoio do senador Carlos Viana (Podemos-MG), o deputado afirmou: “O Brasil precisa de equilíbrio e respeito à Constituição.”
A proposta ainda depende da análise do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), que decide se aceita o pedido e o encaminha à Comissão de Constituição e Justiça. Se aprovado em comissão e em plenário por maioria simples, Moraes pode ser afastado temporariamente. Para que a cassação ocorra, são necessários 54 votos favoráveis.
A atual legislatura já acumula 26 pedidos de impeachment contra ministros do STF, sendo 13 somente contra Alexandre de Moraes. Nenhum avançou até o momento.
Com forte presença nas redes, Nikolas tem usado sua popularidade para pressionar o Senado e mobilizar eleitores em torno do tema.
Mín. 12° Máx. 25°