A partir desta terça-feira (29/7), o trânsito próximo à Estação São Gabriel, na Região Nordeste de Belo Horizonte, passará por alterações devido às obras da Praça das Águas, no bairro Vila Suzana. A intervenção faz parte do plano da Prefeitura de Belo Horizonte para reduzir os alagamentos provocados por fortes chuvas na região.
A principal mudança está no acesso ao Novo Anel Rodoviário, sentido Rio de Janeiro, com desvio que orienta os motoristas a seguir pela alça direita em direção à Estação São Gabriel, depois pela Avenida Cristiano Machado, mantendo-se na faixa da direita, acessando a avenida no sentido bairro, e entrando na segunda alça de acesso para Santa Luzia após os viadutos.
Agentes da BHTrans e da Superintendência de Mobilidade Urbana (Sumob) estarão no local para orientar condutores, pedestres e trabalhadores envolvidos nas obras. A expectativa é que a Praça das Águas seja finalizada no primeiro semestre de 2026.
As linhas de ônibus que passam pela Estação São Gabriel terão ajustes nos trajetos de acesso, porém os pontos de embarque e desembarque permanecem os mesmos. As linhas MOVE 62, 66 e 6030 continuarão com embarque e desembarque na Estação Minas Shopping. Quem desejar seguir até a Estação São Gabriel deverá utilizar as linhas 82 ou 83P até a Minas Shopping, de onde poderá fazer a conexão sem custo adicional.
A obra da Praça das Águas integra um conjunto de ações de macrodrenagem do Ribeirão Pampulha, com uma estrutura hidráulica capaz de armazenar até 27 milhões de litros de água — cerca de três vezes o volume da caixa de captação da Avenida Vilarinho. O objetivo é controlar o volume de água que desce dos córregos Pampulha e Cachoeirinha para o Ribeirão do Onça, minimizando alagamentos na Avenida Cristiano Machado, nas imediações da estação.
O investimento estimado para a obra é de R$ 68 milhões, financiados pela Caixa Econômica Federal e pela Prefeitura, com supervisão da Sudecap.
Mín. 11° Máx. 27°