Cinco meses após ser revitalizada com investimento público de R$ 4,6 milhões, a rua Sapucaí, em Belo Horizonte, já apresenta sinais de vandalismo. Localizada na região Leste da capital, a via é um dos cartões-postais mais frequentados por moradores e turistas, mas tem sofrido com pichações, destruição de mudas, lixeiras, gradis e até furtos de cabos e equipamentos urbanos.
A Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) afirma que a maioria das ocorrências acontece durante ou após eventos festivos. Mesmo com câmeras de segurança e rondas 24h da Guarda Municipal, a média é de três pichações removidas por semana. Itens como grelhas, tampas de bueiros e placas de sinalização também já foram levados.
A Prefeitura de BH reforça o apelo à população para preservar o espaço, que é público e de acesso gratuito. Equipes de limpeza atuam regularmente no local, mas os danos persistem.
A segurança conta com seis câmeras e patrulhamento contínuo. Em caso de flagrante, os suspeitos são encaminhados à Polícia Civil. A população pode denunciar atos de vandalismo pelo 156 (Prefeitura), 153 (Guarda Municipal), 190 (PM), PBH APP ou site da Prefeitura.
Mín. 11° Máx. 27°