O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) confirmou nesta quinta-feira (17) que a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro será candidata ao Senado pelo Distrito Federal nas eleições de 2026. Segundo ele, a decisão já está definida dentro do partido. Na mesma declaração, Bolsonaro também anunciou que seu filho Carlos Bolsonaro, atualmente vereador no Rio de Janeiro pelo Republicanos, deve disputar uma vaga ao Senado por Santa Catarina. “O filho meu Carlos está indo para Santa Catarina. Pesquisa lá dá [ele] em primeiro lugar”, disse Bolsonaro ao deixar o gabinete do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), seu outro filho, que tentará a reeleição em 2026.
A estratégia faz parte do plano do Partido Liberal de ampliar sua presença no Senado Federal, conforme declarou o ex-presidente, que também sinalizou incertezas sobre outras possíveis candidaturas no Rio de Janeiro, como a do atual governador Cláudio Castro, a quem se referiu de forma evasiva. Em Santa Catarina, além de Carlos, Jair Renan Bolsonaro, outro filho do ex-presidente, também segue carreira política como vereador em Balneário Camboriú.
Embora inelegível pela Justiça Eleitoral e réu por tentativa de golpe de Estado, Bolsonaro voltou a afirmar que “não está fora” do cenário político de 2026. Questionado sobre uma possível candidatura do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), à Presidência com seu apoio, preferiu não confirmar nada e afirmou que a ideia “não está na cabeça dele”. Sobre os rumores de que Michelle poderia ser um nome à Presidência no lugar dele, Bolsonaro foi categórico: “Ela nunca falou de política com vocês. O que está acertado até agora é que ela é candidata ao Senado pelo Distrito Federal”.
Mín. 11° Máx. 26°