Em meio ao clima de tensão diplomática e econômica entre Brasil e Estados Unidos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva apareceu em um vídeo publicado pela primeira-dama Janja da Silva neste domingo (13), fazendo uma declaração irônica ao ex-presidente norte-americano Donald Trump. No registro, Lula oferece jabuticaba a Trump e afirma que quem consome a fruta brasileira “não precisa de briga tarifária”.
“Eu vou levar jabuticaba para você, Trump. E você vai perceber que o cara que come jabuticaba de manhã, num país que só ele dá jabuticaba, não precisa de briga tarifária. Precisa de muita união e de muita relação diplomática”, afirmou o presidente no vídeo.
A fala surge em meio ao anúncio recente de Donald Trump sobre a imposição de uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, prevista para entrar em vigor a partir de 1º de agosto. O ex-presidente norte-americano justificou a medida com base em decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) brasileiro contra apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro que residem nos Estados Unidos, além de alegar supostos ataques do Brasil à liberdade de expressão e ao processo democrático.
No cenário doméstico, a declaração de Lula repercutiu em meio à tentativa do governo federal de buscar uma solução para o impasse. O vice-presidente e ministro da Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, informou que serão realizadas reuniões com o setor privado nos próximos dias para discutir os impactos da tarifa e avaliar estratégias de resposta. Entre as opções consideradas está a aplicação da Lei de Reciprocidade Econômica, sancionada em abril, que permite ao Brasil suspender concessões comerciais e direitos de propriedade intelectual em reação a medidas consideradas hostis ao comércio nacional.
Mín. 13° Máx. 23°