Um mês após assumir oficialmente a gestão dos 22,5 km do Anel Rodoviário de Belo Horizonte, a Prefeitura contabiliza a retirada de mais de 350 toneladas de resíduos, incluindo lixo, mato, entulho e animais mortos. A limpeza foi acompanhada de uma série de intervenções de infraestrutura, como recapeamento em quase 2,5 km de acessos e corredores, operações tapa-buracos e ações para melhorar a drenagem da via, com desobstrução de bocas de lobo e limpeza de canaletas.
A municipalização da rodovia, anunciada em junho, implicou também o início de uma operação integrada de segurança viária. Desde então, a BHTrans, a Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar vêm atuando em conjunto no atendimento a ocorrências, controle de tráfego e remoção de veículos. Em 30 dias, 214 intervenções foram registradas, e nenhuma morte foi contabilizada entre os 63 acidentes ocorridos em junho.
Para reforçar o trabalho de campo, 277 agentes municipais passaram por capacitação específica, com foco em sinalização e atendimento seguro a acidentes. Reboques pesados foram disponibilizados para remoções, e equipamentos como bastões sinalizadores e bandeiras de segurança foram adquiridos. A BHTrans também intensificou o videomonitoramento, com dez câmeras já em operação e previsão de instalar mais 42 até setembro, ampliando a vigilância do trecho.
A limpeza urbana, coordenada pela SLU e pela Subsecretaria de Zeladoria Urbana, percorreu diversas regiões da cidade. Ações ocorreram em áreas como Pampulha, Noroeste, Nordeste e Oeste, com o uso de retroescavadeiras e pás-carregadeiras para a remoção de entulhos e deposições clandestinas. Também houve capina e manutenção de passarelas e alças de acesso, principalmente nos cruzamentos com as avenidas Cristiano Machado, Antônio Carlos, Carlos Luz e Amazonas.
Obras de recapeamento foram executadas em pontos críticos do Novo Anel, incluindo as regionais Barreiro, Oeste, Noroeste e Pampulha. Em julho, novos trechos devem receber intervenções. O objetivo, segundo a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, é melhorar a fluidez do tráfego, reforçar a segurança e preservar a infraestrutura urbana de uma das principais vias de integração metropolitana.
Desde sua inauguração, em agosto de 2022, a área de escape localizada no bairro Betânia evitou 16 acidentes com veículos de carga e, desde a municipalização, não houve novas ocorrências no local. Segundo a Prefeitura, o modelo de gestão adotado visa garantir respostas rápidas e coordenadas às demandas da via, que antes era de responsabilidade do Governo Federal. As ações seguem sendo monitoradas pelo Centro Integrado de Operações (COP-BH), que pode ser acionado pelo número 156.
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