Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e os Agentes de Combate à Endemias (ACE) de Ribeirão das Neves saíram às ruas em protesto contra uma decisão da prefeitura que ameaça seus cargos na última sexta-feira, 3 de maio. A mobilização aconteceu em frente à sede do executivo municipal e foi uma resposta à proposta de acabar com os cargos dos Agentes e exigir um novo processo seletivo para todos os profissionais que já haviam sido selecionados anteriormente. O Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde (Sind-Saúde) Núcleo Ribeirão das Neves denuncia a medida como inconstitucional.
Após o protesto, os trabalhadores conseguiram uma reunião com a gestão municipal, na qual esta se comprometeu a buscar uma solução junto ao Ministério Público. Segundo a Constituição Federal, os ACS e ACE têm direito ao ingresso na carreira por meio de um processo seletivo diferenciado, como o aplicado em Ribeirão das Neves. O encontro entre os representantes dos trabalhadores, o Sind-Saúde e o governo municipal ocorreu com a presença do secretário de governo Erik Lucas da Fonseca, do procurador-geral Marcelo Fonseca da Silva e do secretário de saúde Rodrigo Augusto Rocha Vieira.
A diretora do Sind-Saúde, Eva Alípia, afirmou que os trabalhadores estão determinados a manter a mobilização e não abrir mão de seus direitos. Uma nova assembleia da categoria está agendada para o dia 7 de maio, próxima terça-feira, às 14 horas em frente à Câmara Municipal, seguida por uma ida ao Ministério Público.
Mín. 18° Máx. 29°