A Prefeitura de Belo Horizonte anunciou uma iniciativa especial para celebrar o recente aumento da família de tamanduás-bandeira no Zoológico da cidade. Com o nascimento do segundo filhote deste ano e o terceiro em menos de seis meses, a população terá a oportunidade de escolher os nomes dos novos integrantes por meio de uma enquete lançada no Instagram oficial da prefeitura (@prefeiturabh).
Para participar, basta acessar o perfil e votar em uma das quatro opções de nome disponíveis para cada filhote. Os nomes mais votados serão os escolhidos para batizar os pequenos tamanduás.
A escolha dos nomes não foi feita aleatoriamente. Considerando a importância de preservar a espécie, que está classificada como “vulnerável” nas Listas Vermelhas de Espécies Ameaçadas de Extinção, a equipe técnica do Zoológico optou por referências tipicamente brasileiras. As opções de nomes fazem alusão à cultura indígena, com nomes e palavras de origem tupi-guarani, além de homenagear o bioma Cerrado, característico do nosso país.
Confira as opções de nomes para cada filhote:
Filhote 1: macho, nascido no Zoológico/BH em 30 de setembro de 2023, filho de “Doca” e “Bia”. Confira as opções de nomes:
Curumin - vem do tupi “kunumim” (menino).
Piatã - de origem tupi-guarani e significa fortaleza
Rudá - é o deus do amor na mitologia tupi-guarani.
Baru - nome de árvore do Cerrado.
Filhote 2: fêmea, nascida no Zoológico/BH em 26 de fevereiro de 2024, filha de “Doca” e “Clara”. Confira as opções de nomes:
Anahí - na língua guarani é geralmente interpretado como “flor” ou “flor perfumada”
Iraê - é de origem tupi, significa “doce como o mel”
Ibi - é de origem tupi, significa “terra”
Yacy - é de origem tupi-guarani, significa “mãe natureza”
Filhote 3: macho, nascido no Zoológico/BH em 12 de março deste ano, filho de “Doca” e “Ana”. Confira as opções de nomes:
Pequi - nome de árvore do Cerrado.
Caiuá - em tupi-guarani pode significar o morador do mato, mateiro, errante, nômade
Arandu - "ouvir o tempo", "vivenciar", "conhecer com a experiência de vida, na relação intrínseca com o ambiente"
Aysú - é de origem tupi-guarani, significa “amor”
Mín. 18° Máx. 29°