O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, entregou neste domingo (18) ao Papa Leão XIV um convite oficial para que o pontífice visite o Brasil, especialmente durante a COP30, que acontecerá em novembro na cidade de Belém, capital do Pará. A entrega da carta, enviada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ocorreu logo após Alckmin participar da missa que celebrou o início do pontificado do novo Papa.
A COP30, 30ª edição da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, é um evento anual que reúne líderes globais, cientistas, organizações não governamentais e representantes da sociedade civil para discutir medidas de combate às mudanças climáticas. Este ano, o Brasil será o país anfitrião do encontro, reforçando sua posição no cenário internacional sobre temas ambientais.
No sábado (17), durante sua estadia no Vaticano, Alckmin presenteou o Papa com uma camisa do Santos, clube de futebol pelo qual torce, ressaltando o simbolismo do peixe para o cristianismo e sua história de campeonatos. “Tive a oportunidade de me encontrar com nossos estimados cardeais brasileiros e com o arcebispo Paul Richard Gallagher, que cuida das relações internacionais da Santa Sé. Por seu intermédio, entreguei uma camisa do Santos de presente à Sua Santidade. Afinal, o peixe é um símbolo cristão e um símbolo campeão!”, escreveu o vice-presidente em suas redes sociais. A expectativa agora é pela confirmação da visita do Papa ao Brasil para o importante evento climático.
Mín. 13° Máx. 27°