18°C 28°C
Belo Horizonte, MG
Publicidade

Detido pelo ICE, brasileiro relata condições precárias e chega a BH

Família afirma que ele dormiu no chão e reclama de superlotação em centro de detenção nos EUA

12/02/2026 às 12h42
Por: Por Redação
Compartilhe:
Divulgação / Redes Sociais
Divulgação / Redes Sociais

O brasileiro Matheus Silveira, de 30 anos, chegou ao Brasil nesta quinta-feira (12) após ser deportado pelos Estados Unidos. Ele desembarcou no Aeroporto Internacional de Confins por meio do programa federal “Aqui é Brasil”, após aceitar a deportação voluntária, que impede seu retorno ao país por dez anos. 

A família, que acompanhou o caso, denunciou condições precárias de detenção nos centros do ICE (Serviço de Imigração e Controle de Alfândegas dos EUA). A esposa de Matheus, Hannah Silveira, afirmou que a alimentação era insuficiente e que ele chegou a dormir no chão devido à superlotação das celas.

A família também questionou o processo de repatriação, alegando que ele deveria ter sido levado em um voo comercial, conforme direito previsto após a assinatura da saída voluntária, o que não teria sido respeitado. 

Após o desembarque em Belo Horizonte, Matheus deve seguir para o Rio de Janeiro, onde mora, para descansar e retomar a rotina.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.