O município de São Gonçalo do Abaeté, localizado no Noroeste de Minas Gerais, foi reconhecido como a cidade mais feliz e inteligente do Brasil ao vencer o prêmio Smart City Expo Curitiba Brazilian Awards 2025, na categoria Cidades Inteligentes. A premiação ocorreu na última terça-feira (25), na Ópera de Arame, em Curitiba, e reconhece iniciativas que melhoram a qualidade de vida da população.
Com cerca de 8 mil habitantes e distante 375 quilômetros de Belo Horizonte, São Gonçalo do Abaeté se destacou pelo projeto “São Gonçalo Mais Feliz – Sustentabilidade e Bem-Estar na Gestão Pública Municipal”, tornando-se a primeira cidade do Brasil a aplicar o conceito de Felicidade Interna Bruta (FIB) na administração pública. O FIB avalia o bem-estar da população com base em nove dimensões, incluindo educação, saúde, bem-estar psicológico, cultura, meio ambiente e governança.
O reconhecimento veio por meio de diversas iniciativas inovadoras implementadas pela prefeitura, em parceria com o Sebrae Minas. Entre os programas que contribuíram para o prêmio estão:
Sala Mineira do Empreendedor – apoio a pequenos negócios;
Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE) – incentivo à educação empreendedora;
Programa Sebrae Delas – fomento ao empreendedorismo feminino;
Programa Restaurar – voltado à sustentabilidade e recuperação ambiental.
O prefeito de São Gonçalo do Abaeté, Fabiano Lucas, recebeu o prêmio das mãos do prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, durante a solenidade.
Além de São Gonçalo do Abaeté, outras cidades brasileiras foram reconhecidas em diferentes categorias:
Mangaratiba (RJ) – vencedora em Inovação e Transformação Digital;
Paranaguá (PR) – premiada como Cidade Sustentável;
Sorriso (MT) – destaque em Mobilidade Urbana;
Salvador (BA) – conquistou o troféu de Equidade Social.
O Smart City Expo Curitiba é a versão brasileira do maior evento global sobre cidades inteligentes, reunindo especialistas, gestores públicos e empresas para debater soluções inovadoras para os desafios urbanos.
Mín. 20° Máx. 31°