20°C 29°C
Lagoa Santa, MG
Publicidade

Hospital São João de Deus pode ser regionalizado para evitar fechamento

Diante das dificuldades financeiras e do risco iminente de fechamento, um dos caminhos avaliados é a regionalização do hospital, proposta que está em análise pela Prefeitura de Santa Luzia

28/03/2025 às 08h37
Por: Redação
Compartilhe:
Reprodução
Reprodução

A crise enfrentada pelo Hospital São João de Deus, em Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, ganhou um novo desdobramento nesta quarta-feira (26). Representantes da unidade, sindicatos dos trabalhadores da saúde e a Superintendência Regional do Trabalho de Minas Gerais se reuniram para debater alternativas que evitem o encerramento das atividades da instituição filantrópica, que atende exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Diante das dificuldades financeiras e do risco iminente de fechamento, um dos caminhos avaliados é a regionalização do hospital, proposta que está em análise pela Prefeitura de Santa Luzia. "Chegamos ao entendimento de unir esforços para evitar uma situação drástica, que seria o fechamento do hospital e, consequentemente, a demissão de todos os funcionários", afirmou Frederico Orzil, presidente da entidade responsável pela gestão da unidade.

Durante o encontro, o superintendente do Trabalho, Carlos Calazans, acionou o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG) e o Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG) para avaliar possíveis encaminhamentos. Além disso, uma nova reunião foi agendada para a próxima segunda-feira (31), envolvendo o presidente do TCE-MG, Durval Ângelo, trabalhadores e representantes sindicais.

Em nota, Calazans manifestou preocupação com o impacto do possível fechamento da unidade. "Não podemos permitir que mais um hospital seja fechado. Isso sobrecarrega outras unidades e coloca a saúde pública em risco", alertou.

No último dia 14 de março, a direção do hospital chegou a anunciar oficialmente o fechamento da unidade, mas voltou atrás após negociações com o poder público. Segundo a administração, o hospital enfrenta atrasos salariais e dificuldades no pagamento de fornecedores e médicos contratados via pessoa jurídica (PJ), devido à insuficiência nos repasses de recursos.

Após o anúncio do possível fechamento, parte dos pagamentos foi regularizada, permitindo a quitação dos salários dos funcionários. No entanto, a unidade ainda não dispõe de verba suficiente para cobrir todas as despesas operacionais. "Estamos discutindo a forma de pagamento dos atrasados e um novo modelo de pactuação do contrato com o SUS", explicou Orzil.

O Hospital São João de Deus possui atualmente 286 funcionários e é referência para cerca de 220 mil habitantes de Santa Luzia e região. No início da crise, a unidade contava com quatro pacientes internados no Centro de Terapia Intensiva (CTI) e quatro na enfermaria. Atualmente, restam apenas três pacientes internados na enfermaria.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários