O senador Cleitinho (Republicanos), o deputado estadual Bruno Engler (PL) e o vereador de Belo Horizonte Vile (PL) lançaram um abaixo-assinado contra a instalação de novos pedágios em rodovias estaduais da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).
O tema tem gerado grande discussão na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e nas câmaras municipais da capital e de outras cidades da região, além de repercutir nas redes sociais. O motivo da mobilização é o avanço do projeto do governo estadual para a privatização de um trecho da MG-010, conhecido como Linha Verde. O projeto prevê a instalação de 13 praças de pedágio ao longo de 158,4 km.
O formulário divulgado pelo deputado Bruno Engler em seu perfil no Instagram questiona os participantes sobre sua opinião contrária aos pedágios e solicita dados pessoais para a petição. Em declaração à reportagem, Engler explicou que o abaixo-assinado visa pressionar as autoridades. "A gente está na iminência da instalação desses pedágios", afirmou.
O deputado, que lidera a bancada do PL na ALMG, também destacou um projeto de sua autoria que busca proibir a instalação de praças de pedágio dentro de uma mesma região metropolitana. "O projeto está na primeira comissão, a de Constituição e Justiça. Enquanto isso, usamos outras ferramentas para manifestar nosso posicionamento e exercer pressão política", explicou.
Debate político e iniciativas legislativas
A discussão sobre os pedágios mobilizou parlamentares de espectros políticos opostos. Os vereadores Pablo Almeida (PL) e Bruno Pedralva (PT), além dos deputados estaduais Bella Gonçalves (PSOL) e Bruno Engler (PL), estão entre os que se posicionaram contra o projeto do governo. A deputada Bella Gonçalves anunciou no mês passado a apresentação de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para barrar os pedágios, enquanto os deputados Betão (PT) e Lohanna (PV) protocolaram um projeto de lei para impedir a instalação de praças de pedágio a menos de 100 km de distância uma da outra.
Na última quinta-feira (20), uma audiência na Câmara Municipal de Belo Horizonte expôs a insatisfação generalizada com a concessão do governo estadual, denominada "Lote Rodoviário 8: Vetor Norte". Segundo documentos da administração estadual, a previsão é que a concessão do trecho ocorra ainda no primeiro semestre deste ano.
Confira os locais dos pedágios e valores previstos
Mín. 21° Máx. 30°