Um incêndio de grandes proporções segue avançando pela vegetação da Serra da Calçada, em Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte, pelo segundo dia consecutivo. As chamas, que começaram na tarde de segunda-feira (3), atingiram áreas próximas aos condomínios Retiro do Chalé e Manacás, causando preocupação entre moradores e exigindo um esforço conjunto entre o Corpo de Bombeiros e brigadistas voluntários para conter a destruição.
Desde as primeiras horas da manhã desta terça-feira (4), dez militares e quinze brigadistas estão mobilizados na região, reforçando as ações de combate ao fogo. Segundo o Corpo de Bombeiros, as equipes atuam em um terreno íngreme e de difícil acesso, o que torna a operação ainda mais desafiadora. O forte vento tem sido um agravante, espalhando rapidamente as chamas e dificultando o controle do incêndio.
De acordo com o tenente Fonseca, duas frentes de fogo foram identificadas. Enquanto uma delas foi contida, a outra segue avançando por uma área rochosa modesta, descendo em direção a um vale. Durante a madrugada, as equipes mantiveram o combate, utilizando técnicas específicas para conter o avanço e evitar que o fogo se aproximasse ainda mais das áreas habitadas.
A origem do incêndio ainda não foi detectada, mas as condições climáticas e as temperaturas secas se desenvolveram para a rápida propagação das chamas. As autoridades alertam para a importância da conscientização sobre queimadas ilegais e reforçam o pedido para que qualquer sinal de fogo na região seja comunicado imediatamente aos bombeiros.
Mín. 14° Máx. 31°