Nesta sexta-feira (21), o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, receberá mais um voo de repatriação vindo dos Estados Unidos. Este é o terceiro voo do tipo desde o início do governo de Donald Trump. A aeronave, da Força Aérea Brasileira (FAB), transporta 101 deportados, que chegarão primeiro a Fortaleza por volta das 9h. De lá, o grupo seguirá para Minas Gerais, com pouso previsto para as 14h30.
Em Confins, os repatriados serão recebidos pelo secretário nacional de proteção e defesa dos direitos humanos, Bruno Renato. Para acomodar com mais dignidade os brasileiros que chegam, foi criado um posto de acolhimento no aeroporto, que oferece serviços como água, alimentação, pontos de energia e acesso à internet.
As deportações em massa não são uma novidade do governo Trump e também eram uma política da gestão norte-americana anterior, do democrata Joe Biden, com críticas em relação ao tratamento dos deportados, que frequentemente chegam ao Brasil algemados. O último voo de deportados ocorreu em Confins foi no dia 7 de fevereiro.
Mín. 19° Máx. 30°