O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta segunda-feira (17), um alerta para uma nova onda de calor que afetará Minas Gerais, além de outras regiões do Brasil. Esta é a terceira onda de calor registrada no país neste ano e se estende também para estados como São Paulo, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Paraná, com variação de impacto também em Goiás e Bahia.
A massa de ar quente e seca, que já tem causado aumento nas temperaturas nas últimas semanas, intensificou-se no domingo (16), com previsão de temperaturas máximas que podem ultrapassar em mais de 5°C a média histórica das regiões afetadas.
A primeira onda de calor do ano ocorreu entre 17 e 23 de janeiro, enquanto a segunda, entre 2 e 12 de fevereiro, afetou especialmente o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, com alerta vermelho para grande perigo durante esse período.
De acordo com a Organização Meteorológica Mundial (OMM), uma onda de calor é descrita quando as temperaturas ultrapassaram em 5°C ou mais a média diária durante pelo menos cinco dias consecutivos, afetando uma grande área.
Em Belo Horizonte, a Defesa Civil emitiu um alerta de ar seco, que deve atingir uma umidade relativa do ar de 30% nas tardes dos próximos dias. O alerta permanece até sexta-feira (21), com uma recomendação de cuidados para minimizar os efeitos do clima seco, como manter-se bem hidratado, evitar exposição prolongada ao sol e usar umidificadores de ar ou toalhas úmidas em ambientes fechados.
Mín. 17° Máx. 30°