A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) está avaliando a implantação de faixas exclusivas para motocicletas, conhecidas como "Faixa Azul", como medida para reduzir o número de acidentes e melhorar a organização do trânsito na capital. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (23) pelo prefeito de exercício, Álvaro Damião (União), que destacou a importância de um planejamento cuidadoso para viabilizar o projeto.
Inspirado em cidades como São Paulo, onde o modelo já foi adotado, o projeto prevê a criação de corredores sinalizados exclusivamente para motos. “É fundamental avaliarmos os impactos dessa alternativa ao trânsito da cidade como um todo para que a melhoria seja efetiva. Agiremos com calma e planejamento”, afirmou Álvaro Damião em uma publicação nas redes sociais.
A discussão sobre a Faixa Azul acontece em meio a uma polêmica envolvendo o serviço de mototáxi em Belo Horizonte. Na quarta-feira (22), a PBH participou de uma reunião com a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Minas Gerais (SRTE-MG), que pediu uma suspensão imediata do transporte de passageiros por motocicletas por três meses, devido à falta de regulamentação e ao alto índice de acidentes envolvendo motos na cidade.
Apesar do pedido da SRTE-MG, o prefeito em exercício garantiu que o serviço de mototáxi não será interrompido. “O nosso entendimento é que essas pessoas precisam trabalhar e garantir o seu sustento”, afirmou. Álvaro Damião destacou ainda que a PBH intensificará as ações educativas e de fiscalização junto aos motociclistas, buscando maior segurança para pilotos e passageiros.
Segundo o prefeito, o objetivo principal é promover uma convivência mais segura no trânsito de Belo Horizonte. “A nossa prioridade é e sempre será a proteção de quem vive em BH, sobretudo no trânsito”, reforçou.
O estudo sobre as faixas exclusivas faz parte de uma série de ações planejadas pela prefeitura para melhorar a mobilidade urbana e reduzir os riscos de acidentes. A Faixa Azul, além de reorganizar o tráfego, pode trazer benefícios aos motociclistas, oferecendo mais agilidade e segurança nas mudanças, sem comprometer a circulação de outros veículos.
A expectativa agora é que o estudo de previsões seja concluído nas próximas semanas, permitindo à prefeitura decidir sobre a implementação das faixas exclusivas.
Mín. 21° Máx. 30°