Santa Luzia deu um importante passo em direção à inclusão e à diversidade ao lançar, nesta quarta-feira (22), a nova identidade visual da cidade para a gestão 2025-2028. O evento aconteceu no Teatro Municipal Antonio Roberto de Almeida, que recebeu um público superior à sua capacidade de 234 lugares, reunindo autoridades e moradores para a apresentação do novo símbolo da administração.
O logotipo traz o nome da cidade em azul, acompanhado de um coração formado por peças de quebra-cabeça nas cores azul, verde claro, amarelo e laranja. O design simboliza a diversidade, o respeito às diferenças e o compromisso com a inclusão. A marca será implementada gradativamente em placas e cartazes de equipamentos públicos, com destaque para os setores de Saúde e Educação, garantindo que os itens da Saúde sigam as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).
Durante a cerimônia, discursos reforçaram o compromisso da administração com a inclusão e o bem-estar da população. O chefe do Departamento de Comunicação, Aloney Diniz, abriu os pronunciamentos, seguido pelo secretário de Educação, Heverton Ferreira de Oliveira, e pela vereadora de Belo Horizonte e presidenta da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência na OAB-MG, Dra. Michelly Siqueira. Os últimos a falar foram o prefeito Paulo Bigodinho e o vice-prefeito Ilacir Bicalho.
A vereadora Dra. Michelly Siqueira destacou o caráter pioneiro da cidade ao adotar um logotipo com foco na inclusão, afirmando que Santa Luzia é “a primeira cidade brasileira a trazer no símbolo de sua gestão um emblema que remete à inclusão”. O prefeito Paulo Bigodinho reforçou o lema de sua administração, “Incluir, Educar e Prosperar”, enquanto o vice-prefeito enfatizou o objetivo de construir “uma cidade onde todos tenham vez e voz”.
O público presente aprovou a nova identidade visual. Bruno Soares, um dos moradores que acompanhou o evento, afirmou: “Achei muito bonita, um conceito interessante que, inclusive, fará com que as pessoas conheçam mais sobre o autismo”. Outro participante, Flávio Blanco, elogiou a coerência do logotipo com as propostas de campanha do prefeito.
A nova identidade visual foi criada internamente, sem custos adicionais para o município. O publicitário Aloney Diniz, responsável pela concepção do logotipo, recebeu elogios por traduzir os valores da administração em uma marca visual.
Mín. 19° Máx. 21°