O município de Ipatinga, no Vale do Aço, recebeu a notícia de um auxílio emergencial para as famílias atingidas pelas fortes chuvas que causaram tragédia na cidade no final de semana. O prefeito Gustavo Nunes (PL) anunciou que as vítimas das chuvas receberão um salário mínimo, equivalente a R$ 1.518, como forma de apoio para o restabelecimento de suas condições de vida e para ajudá-las a enfrentar o impacto da calamidade. Segundo Nunes, o valor servirá para que essas famílias possam recomeçar suas rotinas dentro de casa, com o apoio de seus entes queridos.
O anúncio do auxílio foi feito durante encontro entre o prefeito e o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), que está em Ipatinga acompanhando os trabalhos de resgate das vítimas. Até a última segunda-feira (13), 11 mortes foram confirmadas em decorrência das chuvas intensas que atingiram a cidade na noite de sábado (11) e na manhã de domingo (12). Além dos óbitos, o desastre também causou o desalojamento de moradores, muitos dos quais estão sendo abrigados no estádio Ipatingão.
O prefeito Gustavo Nunes ressaltou a necessidade urgente de os moradores das áreas de risco deixarem suas residências e procurarem os serviços de apoio oferecidos pela prefeitura e pelo governo do estado. “Nossa prioridade é salvar vidas, pedimos que as pessoas saiam de casa, pois não vale a pena colocar a sua vida em risco por bens materiais. Não vamos abandonar essas pessoas, estamos aqui para auxiliar e dar apoio”, afirmou o prefeito.
Uma situação alarmante levou a prefeitura de Ipatinga a decretar estado de calamidade pública. Na região do bairro Bethânia, foram registrados 204 milímetros de chuva, o que equivale a 204 litros de água por metro quadrado, contribuindo para a magnitude do desastre e os danos causados às residências e à infraestrutura local.
Foto: Reprodução Instagram @gustavonunesipatinga
Mín. 18° Máx. 21°