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Municipalização do Anel Rodoviário de BH está prestes a ser oficializada

Prefeito em exercício, Álvaro Damião, afirma que faltam apenas assinaturas para a transferência da gestão da rodovia para a Prefeitura de Belo Horizonte.

14/01/2025 às 10h30
Por: Redação
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Foto: Maurício Vieira / Hoje em Dia
Foto: Maurício Vieira / Hoje em Dia

A municipalização do Anel Rodoviário de Belo Horizonte está na reta final, segundo afirmou o prefeito de exercício Álvaro Damião (União Brasil). De acordo com Damião, o processo está praticamente concluído, restando apenas a assinatura de documentos para que a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) assuma oficialmente a gestão da rodovia, que atualmente é de responsabilidade do Governo Federal.

Durante uma cerimônia de reinauguração da área de escape do anel, que passou recentemente por reformas, Damião garantiu que a Prefeitura possui recursos suficientes para realizar novas intervenções, mesmo sem apoio financeiro da União. “Se o Governo Federal falar que não vai repassar nenhum recurso para Belo Horizonte para poder fazer a manutenção ou criar um novo, não temos problema com isso. Belo Horizonte tem condições hoje de assumir o anel rodoviário e de fazer o novo anel rodoviário”, declarou.

O processo de transferência da gestão teve um avanço significativo em novembro do ano passado, durante um encontro em Brasília entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o prefeito Fuad Noman e Álvaro Damião. Na ocasião, ficou acordado que os 26,2 quilômetros do Anel Rodoviário passariam para o controle municipal. A Prefeitura destacou, na época, que o objetivo da municipalização é adequar a infraestrutura da via às demandas atuais e futuras, garantindo maior segurança e eficiência na mobilidade urbana.

Com Fuad Noman ainda em recuperação de um quadro de infecções respiratórias agudas, Damião assumiu temporariamente as funções à frente do executivo municipal e tem conduzido as negociações para formalizar a transição. O Anel Rodoviário é uma das principais vias de escoamento da capital mineira, conectando importantes rodovias federais como BR-040 e BR-381, além de servir como corredor logístico para transporte de carga.

 

Foto: Maurício Vieira / Hoje em Dia

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