Após uma semana de interdição para manutenção, a área de escape do Anel Rodoviário de Belo Horizonte foi reaberta nesta segunda-feira (13). O local, importante para a segurança dos veículos de carga que transitam na região, passou por uma série de melhorias promovidas pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). Entre as intervenções realizadas, destaca-se a substituição completa do material de argila expandida (cinasita), responsável por desacelerar veículos em alta velocidade, além da recuperação das defesas danificadas.
Durante o período de obras, iniciado no dia 6 de janeiro, um painel de mensagens orientou os motoristas, especialmente os condutores de veículos pesados, sobre o fechamento temporário da área. Para minimizar os impactos no tráfego, os agentes da BHTrans monitoraram o fluxo na região, e uma faixa de tráfego próxima ao local foi interditada entre 9h e 16h diariamente, garantindo a segurança dos trabalhadores e dos motoristas.
Localizada entre a BR-040 e o trevo do bairro Betânia, nas proximidades do acesso ao Buritis, na região Oeste da capital mineira, a área de escape tem desempenhado um papel fundamental. Dados da PBH indicam que, desde sua apresentação em agosto de 2022. então, o equipamento evitou 14 acidentes graves com veículos de carga.
Embora a gestão do Anel Rodoviário seja atualmente de responsabilidade do Governo Federal, a PBH assumiu as manutenções, investindo R$ 3,5 milhões em recursos municipais.
Foto: Divulgação/PBH
Mín. 19° Máx. 22°