A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) deu início, nesta quinta-feira (2), à operação "Férias Seguras", com o objetivo de fortalecer o policiamento e combater furtos e roubos, especialmente em residências e escolas, durante o mês de janeiro. A ação, que abrange todos os 853 municípios do estado, foi lançada oficialmente em Belo Horizonte, em uma solenidade realizada na esplanada do estádio Mineirão.
De acordo com o chefe do Estado Maior da PM, coronel Maurício José, a operação tem a missão de intensificar a presença policial nas ruas, com ações ostensivas para proteger os imóveis e instituições educacionais durante o período de férias. “Vamos começar o ano cuidando do povo mineiro. A operação Férias Seguras será realizada simultaneamente em todo o estado, com foco em coibir os crimes contra o patrimônio”, afirmou o comandante.
Além das medidas previstas para a segurança urbana, a operação também envolverá ações de prevenção de acidentes nas rodovias estaduais e federais, além de fiscalizações em áreas de lazer, como balneários, parques e represas, para garantir a ordem e a segurança de turistas e cidadãos.
Em complemento à operação, o combate aos “rolezinhos” também será intensificado. Realizada desde dezembro, a ação visa coibir o agrupamento de motociclistas que praticam manobras arriscadas nas ruas da capital e região metropolitana. Até o momento, mais de 1.050 pessoas foram presas por participação em tais eventos. A PM promete continuar firme no combate a essas infrações.
Mín. 17° Máx. 26°