A partir de quarta-feira (1º de janeiro de 2025), a tarifa dos ônibus rodoviários e do Move em Belo Horizonte será reajustada de R$ 5,25 para R$ 5,75, um aumento de R$ 0,50 que representa um reajuste de quase 10%. Especialistas destacam que o índice é maior que o dobro da inflação nacional acumulada nos últimos 12 meses, calculado em 4,87%, e deve gerar impactos diretos no bolso dos usuários e no setor comercial da cidade.
Com o novo valor, Belo Horizonte consolida sua posição como capital do Sudeste com a tarifa de ônibus mais alta, superando São Paulo, onde a passagem custará R$ 5 a partir de janeiro. Para usuários que dependem de dois ônibus convencionais por dia, o custo mensal saltará de R$ 325,50 para R$ 356,50, um aumento de R$ 31. Caso o reajuste siga apenas a inflação, esse valor seria reduzido pela metade.
O comércio também está preocupado. A Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) manifestou publicamente sua contrariedade ao reajuste, apontando possíveis consequências negativas tanto para os lojistas quanto para os consumidores. O presidente da entidade, Marcelo de Souza e Silva, alertou para o impacto nos custos operacionais das empresas e nas limitações do poder de compra das famílias, já pressionados pelo aumento nos preços de itens básicos. “Com o orçamento mais restrito, as pessoas tendem a consumir menos, prejudicando o desempenho do comércio, que é o principal gerador de empregos da cidade”, pontuou Marcelo.
A Prefeitura de Belo Horizonte justificou o aumento com base na Lei 11.458/2023, que determina que o cálculo do reajuste deve considerar custos como combustível, pneus, peças, despesas com pessoal e licenciamento. Segundo o Executivo, o custo real da tarifa deveria ser de R$ 9,40, mas o valor é reduzido devido ao subsídio de R$ 518,2 milhões às operadoras de transporte, complementado pela prefeitura. "O subsídio é aplicado desde que sejam cumpridas as condicionantes previstas na legislação, como qualidade dos ônibus e cumprimento do quadro de horários", explicou a PBH.
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