O atacante brasileiro Vinícius Júnior, do Real Madrid, foi eleito o melhor jogador do mundo de 2024 pela FIFA, recebendo o prestigiado prêmio “The Best” em conferência realizada nesta terça-feira (17), em Doha, no Catar. É a primeira vez que o jovem craque, formado nas categorias de base do Flamengo, conquista a honraria máxima do futebol mundial.
Em um discurso emocionado, Vini Jr. lembrou suas origens no Flamengo e fez questão de agradecer aos companheiros da Seleção Brasileira e do Real Madrid, clube que defende desde 2018. “Tenho de agradecer a todo mundo que votou em mim: jogadores, treinadores, jornalistas e fãs. Agradeço à minha família, que abriu mão de viver o sonho dela para viver o meu, ao presidente e ao senhor Carleto [Carlo Ancelotti], e ao meu time, que me fez acreditar que eu poderia fazer a diferença”, declarou.
A temporada 2023/24 foi completa para o brasileiro, que brilhou em momentos decisivos com a camisa do Real Madrid. Encerrou uma temporada com 24 gols em 39 jogos, sendo fundamental em diversas competições e consolidando-se como um dos jogadores mais importantes do futebol mundial.
Na votação que determinou o vencedor, Vinícius somou 48 pontos, superando o espanhol Rodri, que ficou em segundo lugar com 43 pontos, e o inglês Jude Bellingham, terceiro colocado com 37 pontos. A premiação considera votos de treinadores e capitães de seleções nacionais, jornalistas e torcedores.
O triunfo de Vini Jr. marca o retorno do Brasil ao topo do futebol mundial após 17 anos. O último brasileiro a ser eleito melhor do mundo foi Kaká, em 2007. Além disso, é a primeira vez que um brasileiro vence a premiação desde que ela passou a ser chamada de “The Best” em 2016, alterando o antigo formato compartilhado com a Bola de Ouro, organizada pela revista francesa France Football.
Mín. 19° Máx. 25°