Moradores de centenas de bairros em Belo Horizonte, Lagoa Santa, Pedro Leopoldo, São José da Lapa e de outras 12 cidades da região metropolitana podem enfrentar o desabastecimento de água neste domingo (15 de dezembro). A interrupção ocorre devido a uma manutenção programada pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) no Sistema Rio Manso, uma das represas que integram o Sistema Paraopeba, responsável pelo fornecimento de água para a Grande BH.
De acordo com a Copasa, os trabalhos de manutenção serão realizados entre 6h e 16h de domingo, buscando reduzir o período de paralisação do sistema. Ainda assim, o abastecimento de água será retomado de forma gradual ao longo de segunda-feira (16 de dezembro). Em regiões mais altas ou distantes dos principais reservatórios do Sistema Paraopeba, o retorno do abastecimento pode demorar um pouco mais.
A companhia explicou que os imóveis com caixa d'água não deverão ser afetados pela paralisação e reforça a necessidade de um uso consciente do recurso durante o período. "Os técnicos da Companhia estão tomando todas as medidas para que o reflexo no abastecimento seja o menor possível, mas a colaboração da população é essencial, fazendo uso consciente da água, evitando desperdícios e adiando tarefas que exigem alto consumo até a regularização do abastecimento" , afirmou a Copasa em nota.
A manutenção no Sistema Rio Manso é considerada necessária para garantir a continuidade e a qualidade do serviço, mas reforçar a importância de práticas sustentáveis no consumo de água, especialmente em períodos de interrupções como este.
Mín. 18° Máx. 26°