A partir de 2025, os funcionários do Hospital Risoleta Neves, referência em urgência e emergência na região do Vetor Norte da Grande BH, serão responsáveis pela limpeza de seus uniformes hospitalares, uma mudança que tem gerado preocupações entre os profissionais. Atualmente, a higienização dos uniformes é feita dentro do complexo hospitalar, com o uso de produtos químicos específicos e aquecimento, para garantir a eliminação de bactérias e vírus. Com a alteração, os trabalhadores, exceto aqueles que atuam nos blocos Cirúrgico, Obstétrico, Neonatologia e Centro de Terapia Intensiva (CTI), deverão realizar a lavagem em casa.
A decisão de transferir a responsabilidade para os funcionários ocorre após o período da pandemia de Covid-19, quando todos os trabalhadores usavam um conjunto completo de privativo. Em nota, o hospital explicou que a medida já estava prevista antes da pandemia, mas foi adiada por questões de segurança. A higienização dos uniformes, segundo o hospital, continuará sendo feita para os profissionais que atuam nos blocos de risco mais alto, enquanto os demais funcionários receberá novos uniformes, com a responsabilidade de seguir boas práticas de higiene e conservação.
Entretanto, trabalhadores do hospital, manifestaram preocupação com os riscos que a mudança pode acarretar. Eles temem que a lavagem restrita dos uniformes em casa possa levar à contaminação do ambiente doméstico. Antônio Gomes, presidente do sindicato Sintappi-MG, criticou a decisão, destacando que a contaminação dos uniformes com fluidos corporais pode representar riscos tanto para os profissionais quanto para suas famílias.
Por outro lado, o hospital defendeu a medida, informando que os trabalhadores terão o suporte necessário e seguirão as orientações de boas práticas de higiene. Além disso, ressaltou que os itens de precaução padrão, como aventais adicionais, continuam sendo fornecidos. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) também foi consultada sobre as normas de limpeza dos uniformes, mas até o momento não houve retorno sobre o tema.
Mín. 18° Máx. 23°