Na noite desta quinta-feira (7), um tremor de terra surpreendeu moradores de Sete Lagoas, na região Central de Minas Gerais. O abalo sísmico, registrado às 22h54, teve magnitude de 1,8 e foi confirmado pelo Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo. Apesar de não causar danos materiais, o tremor foi sentido pela população, que relatou o evento nas redes sociais e expressou preocupação diante da sensação incomum de instabilidade.
Segundo especialistas do Centro de Sismologia, tremores com magnitudes entre 2 e 3 são relativamente comuns em várias regiões do Brasil, ocorrendo semanalmente em alguma parte do território. Na região de Sete Lagoas, pequenos sismos também não são inéditos: o último foi registrado em abril deste ano. Esses abalos, como explicam os sismólogos, têm causas naturais, resultado das pressões acumuladas nas rochas da crosta terrestre que são liberadas em forma de tremores.
Embora o Brasil não esteja localizado em uma zona de alto risco sísmico, como as bordas de placas tectônicas, esses tremores de baixa intensidade podem ocorrer em áreas de falhas geológicas.
Mín. 20° Máx. 27°