A cidade de Lagoa Santa agora conta com um método inovador e não invasivo no tratamento de transtornos psiquiátricos e neurológicos. A Clínica do Dr. Luis Gustavo Drumond trouxe para a região a Estimulação Magnética Transcraniana (EMT), uma técnica reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina desde 2012, que oferece novas perspectivas no tratamento da depressão, especialmente para pacientes que não responderam bem à medicação.
A EMT funciona por meio de pulsos magnéticos repetitivos que, ao serem aplicados sobre o córtex cerebral, permitem regular a atividade cerebral, estimulando ou inibindo determinadas áreas conforme a necessidade clínica. Com eficácia comprovada entre os anos 2000 e 2010, a EMT também é considerada segura, confortável e praticamente isenta de efeitos colaterais.
No tratamento de depressão, o método exige um ciclo inicial de, ao menos, 10 sessões com duração média de 20 minutos cada. O efeito terapêutico ocorre gradualmente, com o "aprendizado" do cérebro ao padrão de estimulação, e, após fase inicial, sessões de manutenção podem ser recomendadas mensalmente ou trimestralmente, conforme a orientação do psiquiatra.
Além de tratar a depressão, a EMT vem sendo aplicada com sucesso em casos de transtorno obsessivo-compulsivo, reabilitação do uso de drogas, tabagismo, e outros problemas como transtornos de ansiedade, dor crônica, fibromialgia, Parkinson, TDAH e sequelas de AVC. Cada condição possui protocolos específicos, avaliados individualmente por psiquiatras especializados. A técnica não invasiva e indolor representa uma opção de tratamento promissora, proporcionando resultados visíveis nas primeiras sessões e renovando a esperança dos pacientes que sofrem com esses transtornos.
Mín. 17° Máx. 27°