16°C 28°C
Lagoa Santa, MG
Publicidade

Donos de bares em Belo Horizonte consideram proibir cantar 'parabéns para você' após reclamações de vizinhos

Diante desse impasse, a Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) se viu debatendo as regras do Código de Posturas da cidade em uma audiência pública realizada nesta sexta-feira (26).

27/04/2024 às 16h30
Por: Redação
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Uma tradição tão querida como o "parabéns para você" pode estar com os dias contados nos bares e restaurantes de Belo Horizonte. O motivo? O crescente número de reclamações dos vizinhos, que tem levado a autuações e multas por parte da prefeitura. Diante desse impasse, a Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) se viu debatendo as regras do Código de Posturas da cidade em uma audiência pública realizada nesta sexta-feira (26).

 

A discussão se centrou em encontrar um equilíbrio entre os interesses dos moradores e dos empreendedores da capital mineira. Karla Rocha, sócia do tradicional restaurante Bolão e presidente da Associação de Bares e Restaurantes de Minas Gerais, apresentou uma sugestão de abordagem mais regionalizada, propondo regras diferentes para cada área da cidade. Ela enfatizou que o maior problema enfrentado pelos estabelecimentos é o ruído gerado pelas comemorações de aniversário. "Precisamos entender a necessidade de cada região. E outra coisa: eu quase morro quando o cliente começa a cantar parabéns. A culpa é do dono do bar? Acho que o equilíbrio tem que estar em todas as pontas", afirmou durante o encontro.

 

No entanto, Lúcia Pinheiro Rocha, presidente da Associação dos Moradores do bairro de Lourdes, na região Centro-Sul, defendeu as regras existentes da cidade e contestou a ideia de proibir os tradicionais cantos de parabéns nos estabelecimentos. "Eu acredito que o marco civilizatório de Belo Horizonte tem sido o Código de Posturas, que é robusto. As leis ficaram maduras e estão contribuindo para uma alteração de uma cultura da cidade. Um Código de Postura para cada regional, para mim, soa de forma absurda. Nunca vi morador nenhum reclamar do 'parabéns'", enfatizou.

 

O embate entre os interesses dos moradores e dos empresários promete continuar enquanto a CMBH busca encontrar um meio-termo que garanta a harmonia entre os diferentes setores da sociedade belo-horizontina.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários