Neste domingo (29), o Dia Mundial do Coração alerta para a importância da saúde cardiovascular, em um cenário preocupante no Brasil. As doenças do coração, como infarto e AVC, são responsáveis por 400 mil mortes anuais no país, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). Isso significa que uma pessoa morre a cada 90 segundos devido a essas condições, resultando em 46 óbitos por hora.
Especialistas afirmam que 80% das mortes por doenças cardiovasculares poderiam ser evitadas com ações preventivas. Luiz Antonio Pertili Rodrigues de Resende, cardiologista do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), destaca a importância de exames preventivos e do autocuidado. "O check-up regular permite identificar fatores de risco e iniciar medidas preventivas precoces", explica.
Fernando de Martino, também cardiologista do HC-UFTM, alerta que o número de jovens com problemas cardíacos tem aumentado, reflexo de um estilo de vida marcado por estresse, sedentarismo, má alimentação e outros hábitos prejudiciais. Ele recomenda que, além dos exames anuais, qualquer sintoma como dor no peito, falta de ar ou palpitações deve ser avaliado por um médico.
Essas orientações são essenciais para reduzir o impacto das doenças cardiovasculares, que continuam sendo a principal causa de morte no Brasil.
Mín. 20° Máx. 27°