A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) colocou em leilão o Lagoa Acqua Park, clube dos servidores da cidade localizado em Lagoa Santa. O espaço, que foi construído em 2000, foi desativado pela prefeitura em 2013 devido aos altos custos de manutenção.
O leilão, cujo valor chegou a R$18 milhões, está aberto para lances até o dia 30 de abril, conforme informações do site de imóveis responsável pelo pregão. O parque ocupava uma área de aproximadamente 483.431 m² e contava com piscinas, quadras, lagoas, espaço para acampamento e áreas verdes, sendo utilizado por mais de 7,2 mil sócios, em sua maioria servidores públicos municipais.
Em 2017, a Câmara Municipal de Belo Horizonte realizou uma audiência pública para discutir o abandono do local, que desde então esteve inativo. A prefeitura, por sua vez, esclareceu em nota que o imóvel pertencia à Beneficência da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (BEPREM), sendo transferido para o Município após a extinção do órgão em 2018.
A gestão municipal informou que o patrimônio não se encontra abandonado, uma vez que vigilantes fazem a guarda do local. Quanto ao valor do leilão, a PBH explicou que o montante foi estabelecido com base em avaliação imobiliária realizada em 2017, acompanhada pelo Conselho de Administração do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) e pelo Conselho Fiscal do RPPS, ambos compostos por representantes das entidades sindicais dos servidores públicos e membros do governo.
Com a realização do leilão, a prefeitura estima arrecadar um valor superior a R$18 milhões. Além disso, a gestão municipal prevê que outras 200 propriedades municipais serão colocadas à venda ou leiloadas até o final do ano.
Mín. 18° Máx. 23°