17°C 29°C
Lagoa Santa, MG
Publicidade

Câmara aprova volta do DPVAT. Matéria agora vai para o Senado

A Câmara dos Deputados aprovou, o projeto de lei complementar que aborda diversas mudanças no DPVAT.

10/04/2024 às 15h23
Por: Redação
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Entre as principais alterações no texto, está a volta da obrigatoriedade do pagamento do seguro, suspenso desde 2019. A proposta agora deve seguir para o Senado.

Desde 2021, a Caixa se tornou a Instituição responsável pelo seguro e, conforme o texto do relator, Carlos Zarattini (PT-SP), com a nova regulamentação, a Caixa administrará todos os prêmios arrecadados do fundo.

Além disso, o Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT) será renomeado para Seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidentes de Trânsito (SPVAT).

PRINCIPAIS MUDANÇAS

Penalidade equivalente à multa por infração grave no caso de não pagamento do seguro obrigatório;
Pagamento das despesas com assistências médicas;
Reembolso das despesas com assistências médicas e suplementares, incluindo fisioterapia, medicamentos, equipamentos ortopédicos, órteses, próteses e outras medidas terapêuticas, desde que não disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) do município de residência da vítima;
Cobertura para serviços funerários e reabilitação profissional para vítimas de acidentes que tiverem invalidez parcial;
Proibição de transferência do direito de recebimento da indenização;
Direcionamento entre 35% e 40% do valor arrecado com o prêmio para municípios e estados onde houver serviço municipal ou metropolitano de transporte público e coletivo.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários