A segunda rodada da pesquisa eleitoral no município de Santa Luzia, região metropolitana de Belo Horizonte, a primeira após o início da campanha eleitoral, mostra que a disputa continua acirrada entre os dois candidatos melhores colocados, dos cinco que estão na disputa: Paulo Bigodinho (Avante) e Wander do Delegado (PSD). No levantamento quantitativo realizado pelo Instituto Sigdados em 27 e 28 de agosto, o candidato da oposição ao atual governo, Paulo Bigodinho, tem 26,5% da intenção de votos, enquanto que o candidato governista tem 20,8%.
A diferença entre eles está próxima da margem de erro de 4 pontos percentuais para mais ou para menos. O candidato do PT, Denilson Martins ocupa a terceira posição com 7,8%, Fábia Lima (PL) 5% e Roseli Pimentel (PSB) 3,8%. Optaram por ninguém, brancos ou nulos 16% e 20% não sabem em quem votar ou não quiseram responder. Na primeira rodada, realizada em 6 e 7 de maio deste ano (Pesquisa registrada no TSE sob o número MG-05323/2024), Paulo Bigodinho já liderava a disputa em um placar ainda mais apertado 19,5% e Wander do Delegado 14,7%, Denilson Martins 7,3%, Fábia Lima 4,7% e a ex-prefeita Roseli Pimentel tinha 5,3% das intenções de voto.
Em votos válidos, quando são eliminados os percentuais de brancos e nulos e os eleitores que não souberam ou não quiseram responder, Paulo Bigodinho alcança 41,4%, enquanto Wander do Delegado tem 32,6%, seguido de Denilson Martins com 12,2%, Fábia 7,8 e Roseli Pimentel com 6%.
Na abordagem espontânea, quando o pesquisador não cita nenhum nome para o entrevistado, Bigodinho foi citado por 12%, enquanto que Wander obteve 9,2%, Denilson Martins 5,3%, Fábia 3,2% e Roseli Pimentel 1%. Os indecisos somaram 50,3% e os brancos e nulos 17,8%. O Sigdados também perguntou em quem o eleitor não votaria de jeito nenhum e os dados da rejeição foram: Roseli Pimentel 29,2%, Wander do Delegado 8,8%, Paulo Bigodinho 6,7%, Denilson Martins 6,2% e Fábia 2,3%. Não rejeitaram nenhum candidato 20% dos entrevistados, rejeitaram todos os candidatos 5,3% e 21,5% Não souberam ou não quiseram responder.
Mais de 70% da população prefere a renovação
O Sigdados também perguntou a preferência do eleitorado para os próximos quatro anos, se renovação ou continuidade do governo do atual prefeito Pastor Sérgio (PSD), do mesmo grupo do candidato Wander do Delegado (PSD) e 73,3% optaram pela renovação, enquanto que apenas 17% desejam a continuidade do grupo do prefeito e 9,7% não souberam ou não quiseram responder.
Lula e Bolsonaro
Embora a cidade tenha dois candidatos dos partidos do atual presidente Lula e do ex-presidente Bolsonaro, o que significaria uma polarização influenciada pelo cenário nacional, 31,5% do eleitorado luziense se diz ter mais identificação com o “Centro”, na escala da ideologia partidária. Entre as perguntas, o Sigdados apresentou uma escala onde “1” o eleitor se identificaria com a “extrema esquerda” e “10” se identificaria com a “extrema direita”. Nos extremos, 7,8% apontou a opção 1 e 18,8% apontou a opção 10.
Pesquisa
A soma dos percentuais pode não chegar em 100% em razão do arredondamento das casas decimais. A pesquisa quantitativa, de survey, consistiu na realização de entrevistas pessoais, domiciliares e presenciais, conduzidas por profissionais treinados, com a aplicação de questionários estruturados a uma amostra representativa da população votante a partir de 16 anos no município de Santa Luzia - MG. Foram entrevistados 600 eleitores. A margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa, registrada no TRE sob o nº MG-01509/2024, foi contratada pela Impactto Comunicação/Grupo Impactto e realizada pelo Instituto SigDados entre os dias 27 e 28 de agosto de 2024.
Mín. 17° Máx. 25°