Na noite de terça-feira, 20 de agosto, a Polícia Penal de Minas Gerais frustrou uma tentativa de introduzir drogas e celulares na Penitenciária José Maria Alkimim, em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Um drone, carregado com 10 buchas de maconha, um celular e um cartão de crédito, foi interceptado pelos agentes antes que os itens pudessem ser arremessados dentro da unidade prisional.
A operação de interceptação foi realizada pelo Grupamento de Patrulha Aérea (Gpaer) com o auxílio do Kit Antidrone, uma tecnologia de ponta que permite a identificação e neutralização de drones que sobrevoam áreas de segurança. O drone foi rastreado por radiofrequência e abatido com precisão, impedindo a entrega dos materiais ilícitos.
O responsável pela operação do drone foi identificado e preso em flagrante. Trata-se de um homem que estava em regime semiaberto, utilizando a progressão de pena para continuar envolvido em atividades criminosas. Ele operava o dispositivo a partir de uma localização externa à penitenciária, mas foi rapidamente localizado e detido pela Polícia Penal.
Mín. 20° Máx. 27°