O pacote de inovação de Minas Gerais foi o tema da apresentação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG) , na edição 2024 do Rio Innovation Week. O evento, considerado o maior de tecnologia e inovação da América Latina, está sendo realizado de 13 e 16/8, este ano, no Rio de Janeiro.
O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, participou do painel de abertura, onde foram debatidos temas como capital de risco e inovações abertas, e ministrou uma palestra sobre as iniciativas e oportunidades do Governo de Minas para as áreas de ciência, tecnologia e inovação (CT&I).
“Temos investido cada vez mais nas áreas de CT&I e estamos transformando Minas no melhor lugar para inovar. Sabemos que inovação é o futuro do setor produtivo, e é por meio de ideias e projetos tecnológicos que vamos alcançar soluções atrativas que vão ao encontro do que o mercado tem buscado”, destacou Passalio.
O secretário enalteceu o sucesso dos programas do Estado, abordando resultados positivos e a capilaridade que essas ações têm conquistado Brasil afora.
Melhor lugar para inovar
Pelo segundo ano consecutivo, O Governo de Minas bateu novo recorde de execução orçamentária em 2023, reforçando o compromisso com o desenvolvimento das áreas de ciência, tecnologia e inovação no estado.
Por meio da Sede-MG e em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) , foram investidos mais de R$ 470 milhões, no ano passado, oriundos do Tesouro do Estado. Até 2026, estão previstos mais de R$ 1 bilhão em investimentos para as áreas de CT&I mineiras.
Esses recursos impulsionam iniciativas como o Compete Minas, o HubMG GOV, o Pró-Inovação, o Seed Gov, o Vivência Universitária em Empreendedorismo e Inovação (Vuei) e o Pesquisador na Empresa.
Estes programas englobam desde a formação universitária até o setor produtivo, promovendo o desenvolvimento tecnológico e a competitividade no mercado, alinhada à qualificação dos profissionais mineiros, como demonstrou o subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Sede-MG, Lucas Mendes.
“Temos trabalhado para que boas ideias e bons projetos encontrem oportunidades que os façam escalar. Minas tem capacidade para sediar iniciativas e soluções que o mercado precisa e procura, e para isso é necessário que o Poder Público abra caminho para que essas sementes germinem”, afirmou o subsecretário.
Além do recurso público empenhado para impulsionar a inovação, Minas Gerais tem instituições de ensino superior que são referências mundiais, e conta com hubs de inovação tecnológica, como incubadoras, aceleradoras e parques tecnológicos, que proporcionam um ambiente fértil para o desenvolvimento de startups e projetos inovadores.
Rio Innovation Week
A maior conferência continental de tecnologia e inovação, o Rio Innovation Week aborda temas relacionados à inovação aberta e às startups. Nesta quarta edição, são mais de 350 expositores e a expectativa é receber um público de 155 mil pessoas ao longo dos quatro dias de evento.
Além dos painéis e palestras, o Rio Innovation Week conta com uma grande Feira de Negócios e experiências únicas, pautadas pela inovação e tecnologia. O evento promove um ambiente de oportunidades, negócios, experiências e conteúdos pautados em equidade, inclusão, diversidade e respeito.
Mín. 17° Máx. 27°