Nesta segunda-feira, 22 de abril, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e o Governo de Minas prestaram reconhecimento às cidades do estado que alcançaram ou se aproximaram das metas de vacinação infantil estabelecidas para o ano de 2023. A iniciativa resultou na entrega do selo 'Bora Vacinar' a 356 municípios, um aumento de 25% em comparação ao ano anterior.
O selo 'Bora Vacinar - Categoria Ouro' foi concedido a 122 cidades que alcançaram uma cobertura superior a 90% em 14 diferentes tipos de vacinas. Entre os municípios está Jaboticatubas, com cerca de 20 mil habitantes, cuja coordenadora de imunização, Luciana Tomás, celebrou a conquista.
"É importante porque as vacinas realmente previnem várias doenças. Começando com as crianças, isso se estende aos jovens, adultos e idosos. As vacinas certamente salvam vidas", destacou Luciana Tomás.
O selo 'Bora Vacinar' é uma iniciativa do Ministério Público de Minas Gerais e leva em consideração os índices de imunização de crianças de zero a dois anos em 14 diferentes tipos vacinais.
Luciano Moreira de Oliveira, coordenador do Centro de Apoio Operacional às promotorias de saúde do MPMG, revelou que algumas cidades não alcançaram nem mesmo os 40% de cobertura vacinal. Ele apontou medidas que podem ajudar a aumentar a cobertura vacinal.
"Precisamos começar esclarecendo a população sobre a importância da vacina. Depois, devemos levar a vacina para próximo das pessoas. Não podemos mais ficar passivos, esperando. Precisamos levar a vacina aos shoppings centers, escolas, ruas de lazer, para que a população tenha acesso a todo momento. Conscientizar e treinar os funcionários da Saúde a checar os cartões de vacina e também trabalhar a mobilização e empenho. Contar com o apoio dos agentes comunitários que conhecem as pessoas e identificar quem precisa se vacinar", enfatizou Oliveira.
A lista completa das cidades premiadas com o Selo 'Bora Vacinar' Prata e Ouro está disponível no site do MPMG: https://www.mpmg.mp.br/portal/menu/comunicacao/noticias/municipios-que-alcancaram-meta-vacinal-em-2023-recebem-certificacao-do-mpmg-e-do-governo-de-minas.s
Mín. 18° Máx. 23°