16°C 29°C
Lagoa Santa, MG
Publicidade

Médico acusado de assédio sexual em Santa Luzia já foi denunciado em quatro cidades

Jânio Cândido Rosa Junior, de 37 anos, foi denunciado por pacientes em Divinópolis, Nova Serrana, São Sebastião do Oeste e Cláudio, e chegou a ser preso preventivamente em 2023, mas foi solto.

17/04/2024 às 08h59
Por: Redação
Compartilhe:
Foto: Prefeitura de Divinópolis/Divulgação
Foto: Prefeitura de Divinópolis/Divulgação

O médico Jânio Candido Rosa Junior, de 37 anos, está no centro de um escândalo envolvendo abuso sexual contra pacientes. Recentemente, ele foi flagrado abusando de um paciente de 22 anos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Santa Luzia. No entanto, esse não é o primeiro incidente deste tipo envolvendo o profissional.

Jânio já foi preso por crimes sexuais contra pacientes em pelo menos quatro cidades do Centro-Oeste de Minas. Em outubro de 2023, foi detido preventivamente em Divinópolis, mas foi solto em dezembro do mesmo ano mediante um alvará de soltura. Além disso, há um mandado de prisão em aberto desde 30 de janeiro por outra importunação sexual, desta vez em Belo Horizonte.

As investigações sobre os abusos cometidos pelo médico começaram em Nova Serrana, em maio de 2023, após uma paciente denunciar ter sido abusada por ele durante um atendimento na UPA. Posteriormente, foram descobertas vítimas em outras cidades da região.

O último episódio ocorreu quando um paciente procurou atendimento na UPA de Santa Luzia. Ele foi abordado pelo médico, que começou a apalpar suas pernas, virilha e abdômen, antes de pedir que abaixasse as calças para aplicar uma pomada, momento em que começou a masturbá-la. 

A vítima chegou a questionar o médico sobre o procedimento, que respondeu "ser normal". Após ser flagrado, o profissional de saúde saiu da sala e fugiu da unidade, sem dar satisfações e deixando o carro para trás.

Em resposta ao incidente, a empresa Medplus, responsável pela contratação do médico, afirmou que recebeu a notícia com surpresa e repúdio, ressaltando que Jânio não tinha nenhuma restrição quando foi contratado em 2023 e que foi suspenso assim que souberam da denúncia.

A Polícia Civil de Minas Gerais está conduzindo as investigações sobre o caso, que chocou a comunidade e levantou questões sobre a segurança e integridade dos pacientes nos serviços de saúde.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários