
Os corpos dos três policiais militares mortos na queda de uma aeronave da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) foram levados em caminhões do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) durante o cortejo fúnebre realizado neste domingo (11), em Belo Horizonte. A homenagem marcou a despedida do tenente-coronel Luís Fernando Silvestre e das tenentes Gabriela Emília Soares Lacerda Resende e Alice dos Santos Oliveira Almeida, vítimas do acidente ocorrido na sexta-feira (9), em Santana do Paraíso, no Vale do Aço. Clique e veja imagens da cerimônia!
A cerimônia de despedida começou na Academia de Polícia Militar, localizada no bairro Prado, na região Oeste da capital. O velório reuniu familiares, amigos, colegas de farda e autoridades. Após a cerimônia, os caixões foram colocados nos caminhões dos Bombeiros, que seguiram em comboio até o Cemitério Bosque da Esperança, no bairro Jaqueline, na região Norte de Belo Horizonte.
No cemitério, os militares receberam as últimas homenagens da corporação. Os caixões foram colocados em suportes ao som da marcha fúnebre executada pela Polícia Militar, seguida de uma salva de tiros. Familiares e amigos acompanharam a cerimônia. As tenentes Gabriela Emília e Alice foram sepultadas no local, enquanto o corpo do tenente-coronel Luís Fernando Silvestre foi cremado.
Silvestre tinha 49 anos e comandava o esquadrão de aviões do Comando de Aviação do Estado (Comave). Com 24 anos de carreira na Polícia Militar, dedicou 19 deles à aviação de segurança pública e acumulava mais de cinco mil horas de voo. Piloto, instrutor e examinador, era considerado um dos profissionais mais experientes da corporação na área.
A tenente Gabriela Emília Soares Lacerda Resende também atuava como piloto e entrou para a história do Comave ao se tornar a primeira mulher habilitada a pilotar aeronaves de asa fixa na unidade. Mãe de dois filhos, ela havia retornado recentemente da licença-maternidade. A tenente Alice dos Santos Oliveira Almeida, por sua vez, nasceu em Governador Valadares e passou parte da infância em Caratinga antes de ingressar na Polícia Militar e construir sua trajetória na aviação da corporação.
Os três militares estavam a bordo da aeronave Pégasus 17, um bimotor Beechcraft King Air 300, de prefixo PP-EJO. O avião decolou do Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, com destino ao Vale do Aço. Segundo a PMMG, a equipe realizava um voo de rechecagem periódica de proficiência, procedimento previsto no treinamento operacional dos pilotos.
A queda ocorreu nas proximidades do Aeroporto Regional do Vale do Aço, em Santana do Paraíso. O acidente mobilizou equipes de emergência, e os destroços da aeronave foram consumidos pelas chamas. As circunstâncias da ocorrência serão investigadas pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).
Mín. 21° Máx. 35°