23°C 35°C
Belo Horizonte, MG
Publicidade

Aos 20 anos, Otávio estreia pela Seleção Brasileira e entra para lista de goleiros mais jovens

O Brasil venceu o jogo por 4 a 2

29/09/2026 às 09h13
Por: João Vitor Viana
Compartilhe:
Rafael Ribeiro | CBF
Rafael Ribeiro | CBF

O goleiro Otávio, do Cruzeiro, viveu nesta terça-feira (29) um dos momentos mais importantes de sua carreira. Aos 20 anos, o jogador foi titular da Seleção Brasileira, na vitória por 4 a 2 diante da Austrália, em Brisbane, e fez sua estreia pela equipe principal comandada por Carlo Ancelotti. A partida marcou também o retorno de um goleiro do Cruzeiro à titularidade do Brasil após mais de duas décadas. O Brasil 

Cria das categorias de base da Raposa, Otávio ganhou espaço no time profissional ao longo de 2026 e assumiu a titularidade no fim de abril. As boas atuações pelo clube fizeram o goleiro ser convocado pela primeira vez para a Seleção, justamente na primeira lista de Ancelotti após a Copa do Mundo. Antes da convocação, Otávio havia sido eleito o melhor goleiro do Campeonato Brasileiro no mês de agosto.

A estreia diante da Austrália também colocou Otávio em uma relação histórica. Com 20 anos e nove meses, ele passou a integrar a lista dos goleiros mais jovens a atuar pela Seleção Brasileira principal no século XXI. O levantamento considera partidas da equipe principal, incluindo amistosos internacionais e competições oficiais, com dados compilados a partir do RSSSF Brasil.

O primeiro lugar da lista pertence a Gabriel Vasconcelos, também formado pelo Cruzeiro. Ele estreou pela Seleção aos 19 anos, 10 meses e 19 dias, em 2012, em amistoso contra a Suécia. O goleiro deixou a Raposa naquele mesmo ano para o Milan e acabou sendo o jogador mais jovem da posição a estrear pela Seleção no século.

Na segunda posição aparece Fernando Henrique, que vestiu a camisa do Brasil pela primeira vez aos 20 anos, 8 meses e 24 dias, em amistoso contra o Haiti. A diferença para Otávio é de apenas alguns dias, fazendo com que o cruzeirense fique muito próximo do segundo colocado nesse recorte histórico.

A lista segue com Rafael Cabral, que estreou aos 22 anos e 10 dias, e Gomes, outro goleiro revelado pelo Cruzeiro, que teve sua primeira oportunidade com a Seleção aos 22 anos, 4 meses e 28 dias. Gomes foi titular do Brasil na Copa Ouro de 2003, competição em que a CBF levou uma equipe sub-23.

Entre os nomes mais conhecidos da geração seguinte está Alisson, que estreou pela Seleção aos 23 anos e 11 dias. O atual goleiro do Liverpool também começou sua trajetória internacional em uma posição marcada historicamente por atletas que costumam alcançar a seleção principal mais tarde do que jogadores de outras funções.

A estreia de Otávio ainda tem um significado especial para o Cruzeiro. Antes dele, o último goleiro do clube a começar uma partida pela Seleção havia sido Gomes, em 2003. Desconsiderando a equipe sub-23 da Copa Ouro daquele ano, o último cruzeirense titular do Brasil havia sido Dida, na final da Copa das Confederações de 1997, justamente contra a Austrália, em vitória brasileira por 6 a 0.

Mesmo jovem e com pouca experiência no futebol profissional, Otávio chegou à Seleção em rápida ascensão. O próprio goleiro destacou, antes da estreia, que vive um momento de confiança e evolução. Agora, o jogador do Cruzeiro passa a ter a primeira atuação pela equipe principal do Brasil registrada em sua carreira e inicia uma trajetória internacional que poderá ganhar novos capítulos nas próximas convocações.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.