18°C 23°C
Belo Horizonte, MG
Publicidade

Votação popular escolhe melhores filmes do Festival de Minicurtas de BH

Comunidade pode votar até 25 de setembro entre 22 produções de estudantes da rede municipal

14/09/2026 às 16h51
Por: João Vitor Viana
Compartilhe:
Cláudio Lacerda | Smed
Cláudio Lacerda | Smed

A votação popular para escolher os melhores filmes do 10º Festival Educação Integral de Minicurtas de Belo Horizonte (Feimc-BH 2026) está aberta até 25 de setembro. A comunidade pode acessar a enquete e escolher entre os 22 projetos inscritos nesta edição. É permitido votar uma vez em cada categoria.

Com o tema “Eu, Curto e Criativo”, o festival propõe uma reflexão sobre a relação dos estudantes com as imagens e as redes digitais. A temática faz referência tanto à curta duração dos vídeos produzidos atualmente quanto ao ato de “curtir” conteúdos nas plataformas, levantando questionamentos sobre até que ponto aquilo que é projetado nas telas representa quem somos.

Uma das novidades do Feimc-BH 2026 é a categoria Animação Generativa/Fábrica de Sonhos IA. A proposta reúne produções desenvolvidas em parceria com ferramentas de inteligência artificial, nas quais os estudantes assumem o papel de diretores criativos, participando da elaboração dos comandos, da construção das ideias e da edição final dos vídeos.

Os filmes desta edição foram distribuídos em quatro categorias: Animação Tradicional, Documentário, Ficção e Animação Generativa/Fábrica de Sonhos IA. A primeira reúne trabalhos produzidos manualmente, como stop motion, recortes e desenhos; a segunda contempla registros da realidade; a terceira reúne histórias ficcionais criadas pelos estudantes; e a quarta é voltada às produções realizadas com apoio de inteligência artificial.

Segundo Vanessa Vieira, referência de Educação Digital e Midiática da Secretaria Municipal de Educação (Smed), os estudantes demonstraram criatividade e dedicação ao transformar suas ideias em produções audiovisuais de apenas um minuto. Ela também destacou a importância da participação da comunidade na escolha dos trabalhos.

Pais, familiares, amigos e demais moradores de Belo Horizonte são convidados a assistir aos filmes e participar da votação. A iniciativa busca valorizar a produção audiovisual dos estudantes e aproximar a comunidade das atividades desenvolvidas pela rede municipal de educação.

Após a votação, 15 projetos serão selecionados para integrar a mostra oficial do festival. A apresentação dos trabalhos escolhidos está marcada para 9 de novembro, no Centro de Educação Integral (Cei) Imaculada, localizado na Rua dos Aimorés, 1600.

Além da exibição dos filmes, a programação contará com a entrega de certificados a todos os estudantes e demais participantes do festival. A cerimônia será uma oportunidade para reconhecer o envolvimento dos jovens na produção dos trabalhos e incentivar novas experiências de criação audiovisual.

A votação popular permanece disponível até 25 de setembro. Para participar, basta acessar a enquete do Feimc-BH e escolher os filmes favoritos em cada uma das categorias do festival.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.