17°C 33°C
Belo Horizonte, MG
Publicidade

PIB do Brasil cresce 0,5% no 2º trimestre puxado pela agropecuária

Resultado veio em linha com as projeções do mercado financeiro; no acumulado dos últimos 12 meses, a economia brasileira registra expansão de 1,9%

01/09/2026 às 12h03
Por: Daniel Mendes
Compartilhe:
Reprodução: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
Reprodução: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

A economia brasileira registrou alta de 0,5% no segundo trimestre de 2026 na comparação com os três meses anteriores. Os dados do Produto Interno Bruto (PIB) foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (1).

Com o resultado, o PIB acumula uma expansão de 1,9% nos últimos 12 meses e no primeiro semestre do ano. O desempenho veio dentro do esperado pelos analistas do mercado financeiro, consolidando a trajetória de crescimento moderado da atividade econômica no país.

Agropecuária lidera o avanço

Se considerarmos a questão da produção, o principal motor do crescimento no período foi o setor agropecuário, que avançou 2,8% em relação ao trimestre anterior. O segmento de serviços, que possui o maior peso no indicador, teve alta de 0,2%, enquanto a indústria registrou variação positiva de 0,1%.

Na comparação com o mesmo trimestre do ano anterior, o consumo das famílias subiu 0,5%, impulsionado pelo mercado de trabalho aquecido, e o consumo do governo cresceu 3,1%.

Setor externo e investimentos

No comércio exterior, as importações de bens e serviços subiram 1,8% frente ao primeiro trimestre, enquanto as exportações registraram recuo de 0,8%. Na comparação anual, no entanto, tanto as vendas para o exterior quanto as compras de produtos estrangeiros mantiveram ritmo de alta, crescendo 3,8% e 5,5%, respectivamente.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.