A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) inicia amanhã, segunda-feira (3 de junho), as obras de requalificação da rua Sapucaí, localizada no bairro Floresta, na região Leste da cidade. O investimento de R$ 5,1 milhões visa transformar uma das vias mais emblemáticas da capital mineira. O canteiro de obras será instalado na rua Tapuias, e o acesso na via ficará restrito ao tráfego local. Durante a primeira etapa das intervenções, não haverá mudanças no trânsito e nas linhas de ônibus que passam pela rua Sapucaí. No entanto, a PBH alerta que, à medida que as obras avancem, outras alterações no trânsito serão necessárias e informadas de forma oportuna.
As obras fazem parte do programa "Centro de Todo Mundo", que tem como objetivo requalificar a região do hipercentro de Belo Horizonte. Segundo a PBH, a iniciativa busca promover mais oportunidades de trabalho, emprego e lazer, além de melhorar a acessibilidade e as opções de mobilidade na região. O projeto prevê a pavimentação da via com um plano único entre os dois passeios, utilizando concreto armado e intertravado, além de trechos em piso gramado, ladrilho hidráulico e pedra portuguesa. Uma ciclovia bidirecional será implementada, juntamente com uma área destinada à passagem de pedestres. Outras melhorias incluem a adequação do sistema de drenagem, instalação de bancos e cestos coletores metálicos, além de arborização e paisagismo.
A reforma abrangerá todos os 600 metros de comprimento por 16 metros de largura da rua Sapucaí, no trecho entre as avenidas Assis Chateaubriand e Contorno. As obras serão supervisionadas pela Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) e financiadas com recursos dos Recursos Ordinários do Tesouro (ROT). A prefeitura enfatiza que a requalificação da rua Sapucaí é uma intervenção crucial para o desenvolvimento urbano e a revitalização do hipercentro de Belo Horizonte, beneficiando moradores, comerciantes e turistas.
Mín. 17° Máx. 24°