17°C 29°C
Lagoa Santa, MG
Publicidade

Brasil aguarda desativação de 28 barragens com alerta de risco de rompimento

Um recente estudo divulgado pela Agência Nacional de Mineração (ANM) revela que o Brasil ainda enfrenta um desafio significativo em relação à segurança das barragens no país.

15/04/2024 às 17h44
Por: Redação
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

De acordo com o relatório, elaborado em dezembro de 2023, um total de 53 barragens aguardam desativação, sendo que mais da metade delas está localizada em Minas Gerais.

 

A preocupação se concentra em 28 dessas estruturas, que foram avaliadas com algum nível de risco de rompimento. Esse cenário alarmante traz à tona lembranças dolorosas dos desastres de Mariana e Brumadinho, que evidenciaram as consequências catastróficas de falhas na segurança dessas estruturas.

 

Rogério Neves, CEO da CPE Tecnologia, empresa especializada em soluções para geotecnologia, ressalta a importância de aprender com esses eventos trágicos. Ele enfatiza que "os casos de Mariana e Brumadinho já deveriam ter sido um alerta suficiente para a desativação das barragens em situação de risco. Esses trágicos episódios nos mostram a necessidade de vigilância constante e ação preventiva em relação a estruturas desse porte."

 

Neves destaca ainda a importância da tecnologia na monitorização das barragens, sugerindo que "a utilização de equipamentos como lasers scanners, que realizam varreduras em grandes áreas, e ecobatímetros, capazes de analisar terrenos submersos, pode ser crucial nesse processo."

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários