
A capital mineira receberá, no dia 30 de novembro, a 8ª edição da “Caminhada pelo fim da violência contra mulheres e meninas”, organizada pelo Grupo Mulheres do Brasil – Núcleo Belo Horizonte. A concentração será às 9h, na Praça da Bandeira, no bairro Serra, reunindo representantes da sociedade civil, instituições públicas e apoiadores da causa.
Neste ano, o evento será estruturado em alas temáticas, simbolizando a participação de diferentes setores na construção de políticas e práticas de enfrentamento à violência. Entre elas estão a Ala Mulheres do Brasil e Movimentos Sociais, a Ala Justiça e Segurança, a Ala Inovadora — que destaca o combate à violência política de gênero — e a Ala da Esperança, composta por jovens engajados na defesa dos direitos das mulheres.
A caminhada também contará com apresentações culturais dos grupos “As Charangueiras”, “Jojô e Palito” e “Gato Escaldado”, que conduzirão o público ao longo do percurso.
A iniciativa tem apoio do Ministério Público de Minas Gerais, BHTrans, Unidas, Polícia Militar de Minas Gerais, Cruz Vermelha Brasileira e da A&C, reforçando a articulação entre diferentes instituições para promoção de proteção, acolhimento e garantia de direitos.
O Grupo Mulheres do Brasil ressalta que o ato busca ampliar a conscientização e fortalecer ações de enfrentamento à violência, reafirmando a importância de mobilizações que deem visibilidade ao tema e incentivem a participação social.
Mín. 18° Máx. 28°