
O Grupo Heineken inaugurou, nesta quinta-feira (6/11), sua primeira fábrica em Minas Gerais, localizada na cidade de Passos, no Sul do estado. A unidade é a 14ª operação industrial da companhia no país e a primeira construída integralmente do zero, com investimento de R$ 2,5 bilhões. Quando atingir sua capacidade máxima, prevista para 2026, o complexo poderá produzir até 500 milhões de litros de cerveja por ano.
Instalada em uma área total de 1 milhão de metros quadrados — dos quais 200 mil são de área construída —, a nova planta levou três anos para ser concluída. Atualmente, emprega 350 trabalhadores diretos, mas durante o período de construção cerca de 2 mil pessoas atuaram no canteiro de obras. Segundo o grupo, o projeto já nasce com espaço para futuras ampliações, de acordo com a demanda do mercado.
De acordo com Rafael Rizzi, diretor de Inovabilidade da Heineken, a expansão reforça a estratégia da empresa de consolidar sua liderança no segmento de cervejas puro malte e premium no país. “Somos líderes em vendas de cerveja puro malte, com 66,5% de participação de mercado. O fortalecimento das marcas Heineken e Amstel exigia um parque fabril dessa dimensão e tecnologia”, afirmou.
Desde 2019, o Grupo Heineken já destinou R$ 6 bilhões em investimentos para ampliar suas operações no Brasil, onde mantém fábricas em São Paulo, Paraná, Bahia e Pernambuco. A planta de Passos, que inicia operação com produção de 120 mil latas e 60 mil garrafas por hora, deve alcançar sua capacidade plena até meados de 2026, conforme explicou o vice-presidente de Produção, Rodrigo Bressan.
A escolha de Passos ocorreu após impasses judiciais que inviabilizaram o projeto inicial em Pedro Leopoldo, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Segundo o diretor de Projetos, Sanção Lamas, fatores como disponibilidade hídrica, infraestrutura logística e apoio do poder público foram decisivos. “Em Passos, encontramos condições ideais para operação — mão de obra qualificada, energia acessível e um ambiente administrativo favorável. O apoio da prefeitura foi essencial para viabilizar o investimento”, destacou.
O município, que possui cerca de 112 mil habitantes, de acordo com o IBGE, concentra a maior parte dos novos postos de trabalho. O diretor de Produção, Leonardo de Sandre, informou que 70% dos funcionários são moradores locais. “Além de gerar 350 empregos diretos e 12 mil indiretos, buscamos diversidade e inclusão: metade das lideranças são mulheres e 56% dos colaboradores se autodeclaram negros. Também firmamos parceria com o Senai-MG para formação de jovens aprendizes, e ainda temos vagas abertas”, disse.
A fábrica mineira foi projetada para operar com alto padrão tecnológico e foco em sustentabilidade. Entre as soluções implementadas estão o uso de energia renovável, caldeiras de biomassa e sistemas de reaproveitamento hídrico capazes de reduzir em até 30% o consumo de água por hectolitro produzido.
A unidade de Passos será responsável exclusivamente pela produção das marcas Heineken e Amstel, com distribuição voltada principalmente para o Sudeste e parte do Centro-Oeste. O portfólio nacional do grupo inclui outras marcas como Eisenbahn, Sol, Baden Baden, Devassa, Bavaria e Kaiser, além de bebidas não alcoólicas como Heineken 0.0, Sol Zero e Água Schin.
Mín. 20° Máx. 33°