O vereador Vile Santos (PL) apresentou na Câmara Municipal de Belo Horizonte uma proposta que permitiria que motoristas de aplicativos de transporte, como Uber e 99, circulassem pelas faixas exclusivas do sistema MOVE enquanto realizam corridas com passageiros. Segundo o parlamentar, a iniciativa tem o objetivo de aumentar a fluidez do trânsito e otimizar o uso das vias na capital mineira.
De acordo com a Prefeitura de Belo Horizonte, a implantação de faixas e pistas exclusivas para ônibus integra a estratégia de priorização do transporte coletivo. A proposta do vereador, no entanto, condiciona o uso desses corredores a critérios específicos: veículos de passeio com até sete lugares, documentação regular, registro de pelo menos 360 corridas mensais nos últimos três meses e a colocação de um selo oficial da administração municipal no para-brisa e no vidro traseiro do automóvel.
A liberação seria válida exclusivamente durante viagens ativas com passageiros, enquanto algumas faixas permaneceriam restritas por razões de segurança ou limitações técnicas. Atualmente, a capital possui 74,2 km de faixas prioritárias para ônibus, sendo 21,7 km do MOVE, 36,3 km exclusivas e 16,2 km preferenciais, com planos da prefeitura de expandir a malha para quase 140 km.
O Executivo municipal ressalta que a ampliação do uso de faixas exclusivas poderia melhorar a pontualidade do transporte coletivo e tornar as viagens mais seguras e confortáveis para os passageiros. O projeto ainda precisa passar pela tramitação na Câmara e, se aprovado, dependerá de regulamentação da prefeitura para detalhar a emissão do selo, comprovação das corridas e fiscalização dos motoristas.
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