A Prefeitura de Belo Horizonte começou a instalar novos radares de controle de velocidade no Anel Rodoviário da capital. Os equipamentos serão posicionados em um trecho de 22,4 quilômetros, que vai do bairro Olhos D’Água até a avenida Cristiano Machado, e terão, em alguns pontos, limite máximo de 50 km/h. A operação dos radares ainda não possui data definida.
Segundo a Prefeitura, a substituição dos aparelhos ocorre de forma gradativa e envolve várias etapas, incluindo fixação física, instalação de sinalização, conexão elétrica e transmissão de dados, além de aferição pelo Inmetro. Antes do início da fiscalização, faixas de aviso serão colocadas para informar os motoristas sobre a presença dos radares.
Atualmente, 20 radares já estão instalados no Anel Rodoviário, mas não há informações sobre o funcionamento desses equipamentos. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), que inicialmente cuidava da via, orientou que quaisquer dúvidas sobre o funcionamento dos radares fossem encaminhadas à Prefeitura. A PBH, responsável pelo trecho desde 3 de junho após acordo com o governo federal, destacou que os radares anteriores foram instalados pelo Dnit e que apenas o órgão federal poderia fornecer detalhes sobre eles.
A gestão municipal, por meio da BHTrans, também tem realizado a instalação de pontos de videomonitoramento e trabalha na modernização e implantação de sistemas de fiscalização para o trecho do Anel sob responsabilidade da cidade, visando aumentar a segurança e o controle do tráfego.
Mín. 15° Máx. 31°